A gravidez é um momento de diversas mudanças emocionais, hormonais e físicas. É um período em que a forma e as necessidades do corpo mudam constantemente, à medida que a gestação avança. Essas alterações geram novas e diferentes demandas sobre os seus músculos e articulações, sendo fundamental adaptações na rotina de exercícios. Nesse sentido, o Pilates surge como uma atividade física ideal.
O Pilates é uma atividade física segura e eficaz, que permite adaptação dos exercícios às necessidades, respeitando cada etapa da gravidez, com o objetivo de preparar a gestante para o parto.
Adotar a prática de Pilates durante a gestação é um excelente recurso para quem deseja continuar se exercitando ou começar a se exercitar. Lembrando que os exercícios devem ser iniciados após a liberação médica, que acontece geralmente após o terceiro mês.
O método Pilates é um programa de exercícios que proporcionam mais conforto à gestação, com foco na estabilidade da musculatura postural, assoalho pélvico e no fortalecimento e alongamento dos músculos. Ele melhora a concentração, equilíbrio, coordenação sem sobrecarregar as articulações. Auxilia na prevenção das dores lombares e tensão cervical.
Os exercícios são adaptados conforme cada trimestre da gestação, além do pós-parto. A consciência postural adquirida apresenta benefícios para toda a vida, não somente na gestação.
O foco do método Pilates é a centralização, onde os músculos do “core” e assoalho pélvico são sempre trabalhados, garantindo seu fortalecimento. Para a gestante isso faz toda a diferença, pois são músculos que irão sustentar melhor a coluna evitando a dor lombar, já que o centro de gravidade se desloca para frente e provoca um aumento da lordose lombar. O Pilates também vai evitar a incontinência urinária com o fortalecimento do períneo, e ajudar no trabalho de parto e na recuperação.
Os benefícios da atividade são para a mãe e o bebê, pois os todos os movimentos são iniciados a partir dos músculos do “core” que somados ao uso da respiração ajuda a diminuir o nível de estresse e beneficia o bebê com a melhora da oxigenação. Lembrando que o trabalho postural do Pilates também é bom porque gera um maior espaço para o bebê.
A prática da atividade física faz toda a diferença para a gestante, pois a disposição dela também melhora. O Pilates permite desenvolver maior consciência corporal, a gestante aprenderá a relaxar e respirar corretamente. Além disso, a prática regular dos exercícios durante e após a gestação promove uma boa recuperação do trabalho de parto e do parto, dando base para readquirir sua forma física anterior.
Agende seu horário. (19) 99641-2285
Elaine Cedran de Paiva - Fisioterapeuta - Crefito 3-156162-F
Fonte: <http://pilatesnews.com.br/novidades/pilates/pilates-durante-gestacao/>