segunda-feira, 30 de março de 2015

Quem foi Joseph Pilates?


Joseph Pilates, criador do método que se tornou conhecido em todo mundo, nasceu dia 09 de dezembro de 1880, próximo a Dusseldorf, na Alemanha. Seu pai era um Ginasta famoso e sua mãe era Naturopata, que acreditava na autocura do corpo, preferindo remédios naturais e boa alimentação ao uso de medicamentos. Sua infância foi marcada por uma saúde frágil, onde enfrentou problemas devido a asma, febre reumática e raquitismo, que o levaram a dedicar-se ao condicionamento físico. Pela influência de seus pais, Joseph praticou várias modalidades como boxe, ginástica olímpica, esqui, mergulho e como artista circense. Ele acreditava que a má postura e a respiração ineficiente eram os responsáveis pelas doenças.

Autodidata, o jovem Pilates se interessou pelo estudo de Fisiologia Humana, Anatomia, Física, Biologia, Medicina Tradicional Chinesa, Yoga, Artes Marciais e o movimento dos corpos dos animais. Aos 14 anos foi modelo anatômico, tamanho era seu desenvolvimento muscular.

Mudou-se para a Inglaterra em 1912, onde tornou-se boxeador profissional e professor de autodefesa da escola de detetives da Scotland Yard. Foi preso pelas autoridades britânicas durante a I Guerra Mundial (1912-1918), devido a nacionalidade Alemã. 

No campo de concentração, localizado na Ilha de Man, Joseph e seus compatriotas estavam expostos a condições precárias, o que o levou a desenvolver um programa de exercícios onde todos participassem. O uso de molas e cintas adaptados as camas hospitalares, deu origem aos famosos aparelhos, que seriam conhecidos no futuro como Cadilac e Reformer. Nenhum de seus companheiros de prisão ficou de fora, nem os mais debilitados. Ele adaptou seus exercícios aos cadeirantes, o que possivelmente seria o início do projeto da Chair.
Mesmo com a pandemia de Influenza, que assolou a Europa em 1918, nenhum dos internos que praticou os exercícios de Joseph foi afetado.

Joseph se exercitando em uma versão antiga do Cadilac

Joseph em uma cadeira de rodas adaptada

Com o fim da I Guerra Mundial, Joseph volta para a Alemanha e aperfeiçoa o método, que chamou de "Contrologia". Rudolf Von Laban, dançarino e coreógrafo de renome mundial, descobriu a modalidade e o trabalho de Joseph ganhou maior destaque. Nesse contexto, ele foi convidado a treinar a polícia de Berlin e futuramente os oficiais do Exército. Decepcionado com seu país, ele decide ir para os Estados Unidos em 1926.

Viajando de Navio para os Estados Unidos, conheceu sua futura esposa, Clara. Em meados de 1929, o casal fundou um estúdio na cidade de Nova Iorque, localizado junto ao New York City Ballet. Coreógrafos famosos como Martha Grahan e George Balanchine, foram alguns dos que tiveram a oportunidade de explorar os novos movimentos, o que atraiu a atenção dos demais dançarinos. Essa proximidade com o mundo da dança tornou o método Pilates famoso entre os bailarinos e atores de Nova Iorque. Os alongamentos feitos no Barrel e no Cadilac, têm muitas referências do Ballet Clássico. 

Clara e Joseph

A partir da década de 60, a popularidade do método aumentou muito e o estúdio passou a ser conhecido também fora de Nova Iorque. Joseph e Clara supervisionaram seus alunos ativamente até este período.

Em 1966 ocorreu a perda total do estúdio situado em Nova Iorque, devido a um incêndio. Ao tentar salvar seus equipamentos, Joseph teve complicações de saúde. No ano seguinte, com 87 anos de idade, ele faleceu por insuficiência respiratória. 

Joseph Pilates manteve uma excelente forma física durante toda vida, mesmo com idade avançada. As fotos comprovam que seu método é realmente benéfico para a manutenção de um estilo de vida saudável.

Joseph Pilates

O método Pilates, originalmente chamado de "Contrologia", ensina que a concentração é fundamental para que o praticante consiga prestar atenção e ter o controle consciente de cada movimento muscular realizado. Os exercícios são focados nos músculos do centro do corpo, ou core, que trabalham os músculos da coluna vertebral e permitem um ganho em estabilidade e equilíbrio. Uma maior consciência corporal, que se reflete em uma melhor respiração e postura, um aumento da flexibilidade e resistência muscular são notados, mesmo com pouco tempo de prática. Estes benefícios são estendidos a pessoas de tamanhos, idades e condições físicas diferentes.



Assista na animação abaixo, a história de Joseph Pilates: 




Agende seu horário: (19) 99641-2285. 

Elaine Cedran de Paiva - Fisioterapeuta Crefito 3 - 156162-F

Referências: 
PILATES, Joseph H. A Obra completa de Joseph Pilates. 1ª edição. São Paulo, 2010.
BASTOS, Marcello. A história Real de Joseph Pilates. Disponível em: http://www.marcellobastos.fst.br/2011/07/historia-real-de-joseph-pilates-real.html. Acesso em 30 mar. 2015.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Até onde vai o prejuízo de um trauma? Conheça a Microfisioterapia.

Até onde vai o prejuízo de um trauma?



Quando vivemos uma situação ruim, seja estresse em demasia, uma perda, uma agressão verbal ou sensação de incapacidade, o nosso corpo responde. O estresse libera adrenalina e cortisol, que em excesso prejudicam o coração e elevam o risco de sofrer um AVC. Momento de intimidação, críticas e humilhações alteram a autoestima. Isso são apenas exemplos do que acontece no momento da agressão. 
Mas os prejuízos, muitas vezes, vão além disso. A dificuldade vivida deixa uma marca em nosso corpo, uma cicatriz na célula que passa a desencadear diferentes sintomas. Há quem comece a sentir dores de cabeça, em outros é o estômago que dói, doenças autoimunes entram em ação além de alergias, dores nas costas e até câncer! Somos o que sentimos, o que vivemos. 
Encontrar essas marcas é o objetivo da microfisioterapia, técnica de micropalpações que ajuda o corpo a eliminar as cicatrizes que estão prejudicando a saúde. Ela age pelo princípio de que o semelhante cura o semelhante, base da homeopatia e acupuntura, e estimula a célula a reencontrar a vitalidade. O resultado é um corpo sem dores e doenças que foram causadas pela somatização. Para quem já tentou diferentes tratamentos sem resposta, esse é um caminho inteligente.

Conheça! Agende sua sessão: (19) 99641-2285.

Fonte:
http://cursos.institutosalgado.com.br/conteudo-gratuito/ate-onde-vai-o-prejuizo-de-um-trauma-conheca-a-microfisioterapia

Você conhece a Microfisioterapia?

 Então veja neste vídeo, como esta técnica francesa pode ajudá-lo a recuperar a saúde e vitalidade.  Acesse o link abaixo:






Agende sua sessão: (19) 99641-2285.